Lilika ZauberLab...lernen mit Begeisterung...
 

Tudo sobre estrelas e planetas


1) As estrelas em Novembro na cidade de Heidelberg

Em Novembro é tradição, na Alemanha, de na noite de 11 de novembro se sai para caminhar pelo escuro com lanternas feitas de papel. Isto é uma ótima oportunidade de sairmos para caminhar pela floresta com as lanternas de São Martin e observar as estrelas!

Convidamos você a observar as estrelas no céu da região de Heidelberg em uma bela e fria noite de novembro! Importante: procure um local escuro sem muita luz da cidade!


Procure a estrela polar! (A Ursa Major e a Minor podem ajudar a encontra-la! No inverno, a Estrela do Norte está bem além do horizonte. Leve uma bússola com você e olhe para o norte.)

Diga adeus à constelação de Cygnus  e diga olá a Orion! Em novembro,  observa-se seu cinto e no inverno estará a figura completa no céu. 



 Caso você more no Brasil, vá também contemplar as estrelas e mande uma mensagem para nós nos falando quais as constelações que vocês observarão. Será que são as mesmas que vemos aqui no céu da Alemanha?


 

2) Água na lua 

 

Antigamente cientistas e astronautas pensavam que a lua possuia apenas pedra e poeira. Neste ano, com auxílio de um telescópio especial, a NASA descobriu que existe água na lua. É importante lembrar que não existem lagos como vemos aqui na terra. A água está congelada e escondida sob a superfície. Os pesquisadores sugerem que em cada 5.000 metros quadrados (aproximadamente o tamanho de um campo de futebol) tem água suficiênte para encher uma lata de refrigerante. 

No futuro, se esta água for fácil de ser extraída, astronautas poderão usar a lua como local de suprimento de água.  Eles poderão abastecer a estação Espacial Internacional, ou produzir hidrogênio para a propulsão de foguetes, ou até suprir os foguetes que vão voar até Marte e etc... 

Caso você sabe ou tenha mais idéia do que os astronautas farão com a água que extraírão na Lua, por favo,  avise para nós...  


A maior tarefa dos astronautas é derreter o gelo para que a água possa ser usada.






3) Rumo a Júpiter!

 



Você pode imaginar como o DNA tem que ser dobrado para caber em um espaço tão pequeno!

Que tal fazermos um modelo!




4) O que aconteceria se um planeta caísse em um buraco negro?





E-Mail
Anruf